Energia solar: Maravilha vai implantar primeiro sistema em prédio público

Publicado em 15/07/2021 às 12:56 - Atualizado em 15/07/2021 às 13:00

Primeiro sistema de energia solar será na Secretaria de Agricultura de Maravilha Baixar Imagem

A implantação de sistema de energia solar fotovoltaica no prédio da Secretaria Municipal de Agricultura é o primeiro projeto no setor que o município vai colocar em atividade. O projeto piloto tem como objetivo dar mais sustentabilidade e economia ao funcionamento da máquina pública diminuindo custos e aproveitando um recurso natural com a tecnologia de geração de energia solar que já é muito difundida e tem mostrado bons resultados.

A licitação do sistema já está no site da Prefeitura de Maravilha para as empresas interessadas em participar da licitação no modelo tomada de preços. O valor máximo do investimento é de R$ 66.764,12 e a abertura das propostas está marcada para o dia 23 de julho.

A instalação do sistema é a primeira da história de Maravilha em prédios públicos. Conforme lembrou o prefeito Sandro Donati, a adoção de meios alternativos e sustentáveis de energia foi um compromisso assumido na Agenda de Desenvolvimento de Maravilha e o primeiro projeto servirá como base para futuras instalações em outros locais. “É pensando no futuro e numa cidade sustentável que estamos dando esse primeiro passo. A energia solar já é bastante utilizada em diversos setores da iniciativa privada, em propriedades rurais e temos que acompanhar essa tecnologia e implantar pensando em economia e sustentabilidade”.

O secretário de Agricultura Pedro Gilberto Ioris destaca que o projeto prevê a instalação das placas no telhado da estrutura para gerar a energia necessária para o prédio. A estimativa é que em 48 meses o empreendimento já tenha gerado a economia do valor investido.