Outubro Rosa: Prefeitura zera fila com mutirão de ultrassonografias de mama

Publicado em 07/10/2019 às 14:07 - Atualizado em 10/10/2019 às 10:42

A Secretaria Municipal de Saúde fará novo mutirão de ultrassonografia de mama e vai zerar a fila de espera de pacientes que aguardavam o exame. A informação é da secretária Miriane Sartori que junto com a equipe já está chamando as pacientes para mais uma leva de procedimentos.

Um mutirão de ultrassonografias de mama já está sendo realizado pela Secretaria de Saúde de Maravilha atendendo mais de 50 mulheres. As autorizações foram disponibilizadas na última semana e todas as pacientes farão o exame em Maravilha. Com o novo mutirão a fila de exames será zerada. "A fila zera num dia e recomeça no outro, no entando, conseguimos avançar bastante em diversos procedimentos e atender muitos pacientes que aguardavam", disse Miriane. Somente no mês de setembro foram realizados três mutirões atendendo pacientes com exames de ressonância magnética, colonoscopia e endoscopia. Com os dois mutirões de exames de mama a secretaria de Saúde de Maravilha terá completado cinco mutirões somente no segundo semestre de 2019.

De acordo com a secretária Miriane Sartori, o objetivo da equipe da secretaria é zerar a fila de vários procedimentos até o final do ano. “Conseguimos zerar a fila de densitometria óssea, de eletroencefalograma com sedação, a fila de cirurgia geral e ginecológica, a de colonoscopia e endoscopia será zerada e vamos zerar também a de ultrassonografia de mama”.

O recurso investido nos mutirões é destinado para custeio de média e alta complexidade através de uma emenda parlamentar do deputado Celso Maldaner. A secretária lembra também que o município vai comprar o aparelho de ultrassom para atender gestantes na ala da mulher no novo centro de saúde que está sendo concluído ao lado do prédio da prefeitura.