Estiagem: Maravilha decreta situação de emergência

Publicado em 19/09/2019 às 14:39 - Atualizado em 19/09/2019 às 14:41

A prefeita Rosimar Maldaner assinou nesta quinta-feira (19) o documento (Decreto 599/2019) que decreta a situação de emergência no município em decorrência da estiagem. De acordo com as informações contidas no decreto o volume de chuvas dos últimos meses tem sido bem abaixo da média para o período, apenas 30% do esperado. A situação teve início no final do mês de julho e pelas previsões poderá persistir até o mês de outubro e começo de novembro, afetando todo o território do município no perímetro urbano e interior.

Os danos já foram identificados com perda na produção leiteira em cerca de 30%, perdas na produção agrícola que está atrasada e persistindo a situação irá comprometer toda a safrinha, além de provocar perdas na produção avícola, suína, psicultura e pastagens. No perímetro urbano iniciou-se o racionamento de água há vários dias, devido ao rio que coleta a água para o município estar praticamente seco e o município também já utilizou caminhão pipa para atender propriedades rurais. O parecer da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - COMPDEC foi favorável à declaração de situação de emergência.