Estiagem: obra de canalização no Rio Iracema terá ritmo diminuído

Publicado em 18/09/2019 às 08:51 - Atualizado em 18/09/2019 às 08:51

O vice-prefeito de Maravilha Sandro Donati e o secretário de Agricultura, Beto Ioris, se reuniram nesta quarta-feira (18) com integrantes da Epagri e equipe da secretaria de agricultura para anunciar as medidas que a prefeitura está tomando com o objetivo de amenizar os efeitos da estiagem que atinge Maravilha e região. A situação de emergência no município deve ser decretada nesta quinta-feira (19).

De acordo com Donati, uma das decisões tomadas é a diminuição do ritmo das obras de canalização e desassoreamento mecanizado no leito do Rio Iracema. A decisão foi tomada em conjunto com a empresa que está fazendo a obra. “O abastecimento está comprometido na cidade e no interior. Temos empresas que utilizam a água do Rio Iracema para suas atividades e a estiagem acaba comprometendo o desenvolvimento integral da produção”, disse.Donati explicou que a empresa vai realizar outros serviços previstos na obra rio para não interferir na limpeza da água e lembra que o monitoramento da qualidade da água é realizado pelo município desde antes do início das obras conforme determinou a licença ambiental que autorizou a canalização.

O vice-prefeito também complementou dizendo que a Casan precisa ampliar os investimentos em Maravilha. “Infelizmente o ritmo de investimentos da Casan não acompanha o desenvolvimento de Maravilha que cresce a cada dia.  Temos cobrado muito que isso aconteça, os vereadores tem feito seu trabalho solicitando melhorias, a população também cobra e precisamos que, com urgência, a Casan atenda Maravilha conforme nossa demanda”.

Na área rural, que também tem suas atividades comprometidas pela falta de chuva, o município já está atuando com o caminhão pipa levando água para consumo animal. De acordo o secretário de Agricultura de Maravilha, Beto Ioris, as situações de emergência têm prioridade no atendimento e o produtor que necessitar o serviço pode fazer contato com a equipe da secretaria que vai estabelecer um cronograma de atendimento.

Ioris estará reunido na próxima quinta-feira (19) com o colegiado de secretários da AMERIOS para avaliar a situação que a cada dia se agrava mais no setor agrícola devido à estiagem. A participação da Defesa Civil no encontro também está confirmada.